Tamanho da Fonte

A+ a-

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Formando palavras com sílabas móveis















Hoje trabalhamos com um material enviado pelo MEC: O alfabeto móvel e sílabas. Este material é um excelente recurso pedagógico que, por ser todo em letra bastão e em tamanho grande, pode ser utilizado com alunos em processo de alfabetização e também com alunos com Baixa Visão.
Nessa atividade espalhamos algumas sílabas e letras sobre a mesa e a medida que íamos organizando, líamos juntas as sílabas e letras. Depois pedi a Sara que pensasse em uma palavra. Ela falava a palavra e depois procurava as sílabas necessárias, que estavam sobre a mesa. Outras vezes ela escolhia uma sílaba e lia, então eu perguntava que palavra começava com aquela sílaba; Sara falava uma palavra e depois procurava as sílabas que estavam faltando.
A cada nova palavra formada ela organizava num cantinho da mesa e depois fazíamos a leitura da palavras para verificar se estava correta.
Devido a quantidade de peças neste material, podemos trabalhar também a escrita do nome da criança, dos colegas, do professor, da escola, da família, etc, inclusive criar frases e pequenos poemas. Neste caso, é preciso confeccionar algumas fichas com as pontuações. 
A seguir quatro imagens mostrando Sara, concentrada, formando palavras com as sílabas móveis. 








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário