Tamanho da Fonte

A+ a-

terça-feira, 31 de julho de 2012

Impressora em braille facilita aprendizado de cegos


Foto de Valentim e Cesar divulgando a Impressora em braille que a ADVISUL recebeu

A Associação dos Deficientes Visuais do Sul (Advisul), de Criciúma, recebeu uma impressora braille. Ela foi doada pela Malwee, de Jaraguá do Sul, por meio de um projeto de acessibilidade da empresa. Esse era um desejo antigo da associação que possui cerca de 140 associados de toda a região. “Desde que descobrimos o projeto, entramos em contato com a empresa. A impressora demorou quatro meses para chegar. Ela vai atender todas as nossas necessidades”, ressalta a assistente social da Advisul, Raquel da Silva Horner.
A impressora custa R$ 18 mil e chegou na última semana. A pedagoga, Minervina da Rosa Nesi, conta que o trabalho vai ser facilitado. “Já passamos muito trabalho aqui. Tínhamos que digitar na máquina manual e era muito demorado. Em média, leva-se 40 minutos para imprimir uma folha em um único lado na máquina manual. Com a impressora, esse tempo cai para, mais ou menos, 1min30s, imprimindo nos dois lados”, afirma Minervina.
Essa é a segunda máquina na região da Amrec. Com ela, os deficientes visuais poderão desenvolver ainda mais suas habilidades. “Antes só havia impressora em Orleans, agora temos uma aqui. É uma forma dos deficientes visuais terem acesso à leitura e ainda praticar a técnica braille”, conta a pedagoga.
Dos 140 associados, apenas 60 frequentam regularmente a ADVISUL. Eles fazem aulas e aprendem o braille. “Essa impressora será uma grande aliada nas nossas aulas aqui na associação. Como ela é rápida, podemos imprimir livros para eles praticarem a leitura. Ainda, irá ajudar nas avaliações durante as aulas”, fala Minervina.
Ampliação do espaço
A Adivisul está ampliando seu espaço. Através de parcerias com o Ministério Público e ajuda de empresas privadas, está sendo construído um local sem muitas barreiras para facilitar a locomoção. “Essa ampliação vai aumentar nosso leque de atendimento. No novo espaço, não haverá tantas barreiras como no atual. Será tudo montado para que eles possam desenvolver as atividades. Também terão aulas de informática”, conta a assistente social, Raquel da Silva Horner.
A associação também conta com a ajuda da população para que as obras sejam concluídas. “Toda ajuda será bem vinda”, declara Raquel. Quem quiser contribuir, pode entrar em contato pelos telefones 3462-2792 e 9964-0505.

   Foto da Keli com a equipe da ADVISUL no dia da divulgação da impressora nova.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário